A constelação familiar sistêmica é uma abordagem terapêutica que causa grandes transformações no indivíduo. Este método foi desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger, no qual através de ações com características vivenciais e com fortes sensações corporais, é empregada como complemento a abordagens psicoterapêuticas. Hellinger descobriu que existe um inconsciente familiar estruturado a partir de toda a história que compõem a linhagem familiar de um indivíduo. Estas são regidas por algumas “ordens naturais”, criando padrões e repetições na vida atual. Mas quando são restauradas através de uma constelação sistêmica, exercem um efeito terapêutico. Quando a constelação do cliente é aberta, pois ela já existe no campo sistêmico, transmite aos representantes que participam uma imagem espacial e energética relacionada entre os membros da família existente (do cliente), permitindo canalizar os sentimentos e impulsos dos mesmos. Estas sensações corporais são exploradas pelo terapeuta sistêmico, ou facilitador, para encontrar uma solução à questão trazida por seu cliente. Está abordagem identifica pontos psicológicos e emocionais emaranhados de origem familiar, que condicionam os comportamentos do indivíduo, dando a origem das dificuldades emocionais e aos padrões de comportamento que são reproduzidos, trazendo sofrimentos ao longo da vida. É necessário compreender que a história de nossa família está impressa em nossas células e estas informações ou ordens é o que permitem que a vida flua entre nós. Estas ordens se traduzem em qualidades e características positivas, mas da mesma forma, herdamos os conflitos que não foram resolvidos dentro de nosso sistema familiar, devido aos seguintes fatores:
> Disputas por herança;
> Separações que causaram traumas;
>Exclusão de membros da família;
> Desordem na hierarquia dentro da família;
>Segredos de família, traições, filhos não reconhecidos, crimes, etc.
>Violências dentro e/ou fora da família;
> Perdas trágicas na família;
>Abortos;
E outros.
O terapeuta sistêmico, através da constelação, identifica e trabalha estes possíveis fatores, atuando de forma direta, proporcionando alívio e libertação destas “heranças” de seu cliente e seu sistema familiar, permitindo que a ordem se restabeleça. Os movimentos de constelação familiar podem ser em grupos ou individuais. Procure um grupo de constelação e permita este movimento de cura, libertação e amor.
Quando alguém participa de uma Constelação Familiar, seja individual ou em grupo, o efeito desse método continua reverberando em sua alma por muito tempo.
O participante, após receber uma Constelação, tem novos insights, novas percepções sobre a própria vida e sobre o mundo em seu entorno. Em casos raros pode-se, inclusive, ter uma impressão de que as coisas pioram, porém, essa sensação inicial é absolutamente natural. Faz parte do processo.
É importante que o participante dê tempo ao tempo, não queira tudo rapidamente e que se mantenha alinhado com tudo aquilo que viu na Constelação, porque o método sistêmico, dentre outros benefícios, serve para enxergar o que está por trás do sintoma ou do problema.
Faz enorme diferença saber que, ao participar de uma Constelação Familiar, a pessoa mexe no campo de memórias do seu grupo familiar, tanto da linhagem materna quanto da paterna. E é claro que, quando você mexe nesse maravilhoso depositário de memórias familiares, muita coisa começa a mudar. Aqui quero destacar que o campo de memória da família é acessado quando alguém participa de uma Constelação e é, a partir daí, que muitas mudanças acontecem.
Muitas realidades que a pessoa não enxergava antes, porque levava a vida no “piloto automático”, e isso é muito comum, o participante não percebia, então, após a Constelação, começa-se a vivenciar algumas inquietações diferentes…repito: natural.
Inclusive, sugiro que, caso queira, o participante anote as visões, as percepções e os insights que tiver. Isso ajudará muito no processo de colocar-se em ordem internamente e colocar-se no lugar que lhe cabe no grupo familiar de origem.
Outra orientação diz respeito à questão: “quantas Constelações uma pessoa precisa fazer?”…primeiramente, fazer uma Constleação, individual ou em grupo, e, depois, de acordo com as necessidades particulares, devem ser realizadas outras.
Cada pessoa tem necessidades muito particulares e é isso que deve ser respeitado, sempre. Mas, há muita gente que, numa única sessão, resolve muitas questões, recebe uma cura profunda e consegue caminhar bem mais rapidamente e com maior leveza na vida.
Essa terapia tem transformado a vida de milhões de pessoas no mundo e vai continuar transformando muitas pessoas que virão a este Caminho Sagrado de cura e de reconexão com a Força que a tudo conduz!
Segue alguns links para facilitar a compreensão do Processo:
CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA - Breve Explicação (Atualizado)
Fique a vontade para consultas e esclarecimentos:
(11) 99517-6479 - Vivo e Whats - entre pelo link direto > http://whats.link/amarosilva
Amaro Silva- Facilitador de Processos Terapêuticos
Muito bom. Parabéns pelo lindo trabalho realizado!
ResponderExcluir